As noivas sempre nos perguntam se a dança vai dar certo com um vestido que tenha volume. A resposta é sim! A dança sempre dá certo. 😊
O volume do vestido não atrapalha a dança, só uma coisa pode atrapalhar: o noivo ou a própria noiva pisar no vestido!
Então, duas dicas importantes aqui pra evitar que isso aconteça:
1. O ideal é ter cauda presa
Se o vestido tem cauda, é importantíssimo que a cauda esteja presa para a festa, mesmo que seja pequena. Certifique-se de que a cauda pode ser presa durante a prova; senão, peça para a costureira improvisar uma forma de prender. Afinal, você vai querer aproveitar a festa toda, certo?

No dia, é bom reforçar com alfinetes de frauda, pois colchetes ou botões podem soltar com caudas mais pesadas.
Peça ao cerimonial que cuide disso, e ele(a) se preocupará em ter alfinetes no dia e em colocá-los para você.
2. Ajuste bem o comprimento do vestido

Mesmo que o vestido não tenha cauda, a noiva deve se certificar de que o comprimento seja ajustado de forma que ela não pise no vestido. Muitos estilistas gostam de vestidos que arrastam ligeiramente (ou muito!) no chão, mas isso não é nada prático para a noiva curtir a festa, mesmo quando a não tem a dança dos noivos. Afinal nenhuma noiva quer ter o vestido pisado na festa por um convidado, né? E, olha: acontece!
Então, teste alguns passos de dança durante a prova, verifique se há risco de você ou do noivo pisarem no vestido. Se houver, exija que fique num comprimento que te agrade e confortável. Se a costureira "torcer o nariz pra você" ou disser o ideal é mais bonito arrastar no chão, lembre-se que você é a cliente, é o seu casamento e você paga caro pelo vestido!
Mas se eu quiser dançar com a cauda, vou conseguir?
Muitas noivas conseguem sim. Nós normalmente não recomendamos porque o noivo pode pisar na cauda ou pode atrapalhar a noiva na hora de girar, e evitar riscos é sempre bom, certo?

Mas, se a noiva quiser muito ou se não der pra prender a cauda o suficiente para não arrastar no chão, nós sugerimos o seguinte: durante as últimas provas do vestido, teste a dança e veja onde o vestido pode atrapalhar. Então use uma das mãos para "acertar" o vestido de forma graciosa depois de um giro, por exemplo. E mais: treine nos ensaios com uma saia bem comprida para que o(a) professor(a) possa ensinar os truques para os dois.
Outras noivas nos perguntam se é preciso trocar de vestido.
Trocar de vestido por um mais curto não é necessário, a menos que a noiva queria.

Algumas noivas já planejam isso com antecedência porque sonham com danças onde mostrar os movimentos das pernas faz diferença, como um samba de gafieira, a coreografia do filme "Dirty Dancing", entre outras.
Ainda assim, é possível fazer estas mesmas danças com o vestido longo, ok? Trocar de vestido é só uma questão de opção e gosto. 😉
Então, sabendo disso, agora é só aproveitar a festa! E se tiver dúvidas ou quiser saber mais sobre a dança, entre em contato com a gente.