Sobre nós

Coreógrafos, dançarinos e professores de dança, especializados em ritmos brasileiros, latinos e Dança dos Noivos.  Saiba mais...

Contato

Tel: 21 98219-0494 / 98876-2168

falecom@luizedenise.com.br

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Mail-2-512

Você sabe realmente o que é a Valsa dos Noivos?

Quando as noivas e noivos nos falam que querem dançar uma "valsa" no casamento, sempre precisamos fazer algumas perguntas e esclarecimentos, especialmente se eles estão no momento de escolher a música. Sabe por que?


Há alguns anos, muitos sites e blogs de casamentos passaram a usar o termo "valsa dos noivos" como sinônimo de dança dos noivos, mesmo que a música fosse um forró, um bolero, um sertanejo ou até um mix com várias músicas. É claro que não há problema algum nisso e nem queremos ser os justiceiros dos ritmos musicais rs... Porém, sempre precisamos esclarecer a diferença quando os noivos nos pedem ajuda para escolher a "valsa", e resolvemos esclarecer aqui também, pois temos certeza que ajudará todos vocês.


A valsa é um gênero musical muito comum na sociedade vienense do século XVI, naqueles grande salões lindos com bailes incríveis que vemos nos filmes de época. De fato, é ela que alguns noivos escolhem para dançar, então vamos usar aqui o termo valsa clássica para diferenciar.

Só pra dar um exemplo fácil, quando a Cinderela dança com o príncipe no filme de 2015, eles dançam uma valsa clássica. Outra muito conhecida popularmente é Danúbio Azul, que há uns 20 anos atrás era a música de todas as festas de 15 anos....


Então, quando os noivos nos pedem uma valsa e querem sugestões de músicas, sempre perguntamos se eles querem uma valsa clássica ou uma dança romântica (que eventualmente pode virar um mix com músicas mais animadas). Vamos falar aqui sobre os dois casos.

A valsa clássica é simplesmente linda! Tanto pela riqueza musical como pelas possibilidade incríveis de dança. Na música da valsa, o compasso é ternário, ou seja, são 3 "batidinhas" que podemos escutar na música (sempre mostramos isso nas aulas) e isso faz com que o passo básico de dança na valsa seja em função desses 3 tempos: nós pisamos 3 vezes para cada lado. Talvez pareça complicado lendo assim, mas prometemos que é simples de fazer! ;) Um casal de noivos muito queridos escolheu a valsa Vozes da Primavera e fizeram uma dança linda! Lembro que eles tinham dúvida sobre dançar esta ou o tango Por Una Cabeza, que é lindíssimo também, mas acabaram decidindo pela valsa: juro que hoje eu não conseguiria imaginar outra música na dança deles! :)


Nós adoramos a valsa clássica e temos um carinho especial pela dança e pelo clima que ela traz: quem que nunca se imaginou num dia de princesa num baile de época sendo convidada pra dançar pelo príncipe, como a Cinderela? Costumamos dizer que a valsa é a dança de princesa! É nesse clima que nos inspiramos sempre que montamos uma coreografia de valsa clássica. A inspiração foi tanta que até temos um workshop de dança dos noivos específico só para a valsa!

Já no caso de uma música romântica diferente de valsa, como, por exemplo, uma balada de rock ou uma música do Ed Sheeran, os compassos são binários ou quaternários, e o passo básico é diferente e ainda mais simples que o da valsa: pisamos só duas vezes para cada lado. A maior parte das músicas românticas escolhidas para a dança dos noivos atualmente é deste estilo.

Aliás, eu amo balada de rock e a primeira das 3 músicas que nós dançamos no nosso casamento foi uma linda do INXS. Depois foi um samba e, no final, uma música animada com padrinhos e amigos! Fazer mix de músicas é uma escolha muito divertida!


Falando nisso, quando a dança dos noivos é um mix com algumas ou várias músicas, o termo valsa também passou a ser usado aqui: é a valsa maluca! É uma opção super divertida, que sempre começa com uma música lenta (pode ser uma valsa clássica ou qualquer outra música romântica) e, de repente, para surpresa dos convidados, muda para outras músicas animadas e estilos musicais diferentes: vale pop, samba, funk, sertanejo, disco... vale que os noivos curtirem! Os padrinhos podem entrar na mudança de músicas ou os noivos podem dançar sozinhos até o final.


Concluindo: o termo valsa dos noivos hoje ficou popularizado como sinônimo de dança dos noivos, e provavelmente a razão disso é simples: até poucas décadas atrás, a tradição era que os noivos sempre dançassem uma valsa clássica; depois, mesmo com novos ritmos musicais incluídos nos repertórios dos casamentos, continuaram a chamar de valsa dos noivos. Mas é sempre importante esclarecer a diferença por duas razões: para a escolha da música, quando os noivos procuram sugestões, e porque a dança é diferente, desde o passo básico até as variações e os passos mais incrementados. Vale dizer que todos podem aprender a dança, independente estilo escolhido.


Em breve vamos fazer um post falando só sobre escolhas de músicas e diversas possibilidades, qual a melhor forma de escolher e todas as dicas que damos!


E você, já escolheu a música para a dança dos noivos?


Nós sempre ajudamos os noivos nessa etapa e pra isso sugerimos uma reunião onde explicamos tudo sobre a Dança dos Noivos. Se precisar de ajuda pra escolher a música ou quiser saber mais sobre as valsas clássicas ou outros estilos, entre em contato conosco!

Quer receber nossas postagens, novidades e promoções? Inscreva-se no nosso mailing:

#Valsa #DançadosNoivos #ValsadosNoivos #ValsaMaluca