Qual é a maior dificuldade da dança?

Atualizado: 20 de Set de 2019

Temos uma resposta curiosa para esta pergunta, que descobrimos ao longo de 25 anos trabalhando como coreógrafos e professores. Essa resposta requer antes uma explicação...

No caso da Dança dos Noivos, por ser comum que um dos dois precise ser "convencido" pelo outro a dançar (diferente de aulas regulares), é onde mais observamos o receio em aprender a dançar. A grande maioria dos nossos noivos até hoje não tinha experiência de dança nenhuma, mas normalmente cada um acha que o problema está só em si próprio: "tenho dois pés esquerdos", "não tenho coordenação" e todos os tipos de idéias que já formaram sobre isso. Nós escutamos isso de muitos alunos antes de começarem a dançar...


No entanto, nós sabemos que aprender a dançar não é difícil, e não estamos falando porque somos profissionais: estamos falando da experiência de todos os alunos que tivemos até hoje, pois nunca nenhum deixou de aprender. Veja neste vídeo a experiência dos noivos e alunos Eduardo e Flávia:

É normal que algo novo seja encarado como difícil. Quem se lembra do friozinho na barriga antes da primeira aula de direção?

No início parecia muita informação, mas de repente, você estava lá dirigindo e fazendo parte do processo sem nem mesmo se dar conta! Com a dança é o mesmo.


Mas ainda assim muitas pessoas não dançam e nem nunca tentaram. E mesmo entre os que tentam, muitos tem as mesmas inseguranças antes de iniciar a dança: não aprender, errar, fazer vergonha... Por que? Porque descobrimos ao longo deste trabalho que:

O difícil não é dançar. O difícil, para muitos, é acreditar que podem dançar!

Achou que não fosse isso? Mas, acredite, é: 100% das pessoas (ou seja, sem exceção) que chegaram até nós com dificuldade de dançar conseguiu aprender super bem! A dificuldade estava na cabeça dos que nunca tinham dançado: descobriram que dançar é maravilhoso (alguns descobriram até um talento inesperado!). Era simplesmente medo de algo novo.


Quando as pessoas "se arriscam" e tentam, sempre se surpreendem porque descobrem que podem dançar logo na primeira aula! É uma experiência que não nos cansamos de testemunhar e que sempre nos emociona! E essa gratificação ao ver a realização nos olhos de um aluno(a), ao vê-lo(a) dançando e curtindo é o que tanto amamos neste trabalho!


Então afirmamos com uma "bagagem" de de 25 anos como profissionais de dança com certeza mais do que absoluta que:

Todos podem dançar! Você também!

A maior parte dos noivos que treinamos até hoje era iniciante mesmo, do zero, e todos conseguiram! Os que tem medo, ficam emocionados ao conseguir, e alguns nos dizem que fizemos "milagre" com eles... Não fazemos milagres: só simplificamos a forma de ensinar, e trabalhamos para que o corpo e a mente recebam a dança com alegria, com sentimento. Ajudamos os alunos a ganharem confiança em si mesmos.


Concluindo: dançar não é difícil, na verdade é sempre possível! :) Mas você talvez só consiga acreditar nisso quando tentar.


Só que existe uma condição pra dar certo...


É claro que pra que todos consigam dançar, estamos considerando uma premissa básica: a experiência dos profissionais, que faz toda a diferença. É importante ter a certeza de procurar professores confiáveis e capacitados para o trabalho!


O bom professor(a) tem que ser capaz de detalhar um passo de dança em uma composição de pequenos elementos simples, de traduzir a dança numa linguagem que todos entendam, de observar o ritmo de aprendizado de cada um (pra não "atropelar" o aluno com muitos movimentos), e mais: de tornar o aprendizado divertido!

Então basta dar o primeiro passo: faça uma aula com um profissional experiente e qualificado

Muitos alunos nossos tiveram experiências anteriores onde escutaram de algum professor que não podiam dançar e isso deixou alguns traumatizados. Além disso, aprender com um amigo, noiva, irmã, primo, etc., não é recomendável: ensinar a dançar é uma arte, e aprender com quem não é profissional só vai servir para confirmar sua crença: "não tenho jeito mesmo". Se este foi o seu caso, agora já sabe que tem jeito, que é possível e que vai dar certo!


Veja também:

Sobre nós

Coreógrafos, dançarinos e professores de dança com 30 anos de experiência profissional.  Saiba mais...

Contato

Tel: 21 98219-0494 / 98876-2168

falecom@luizedenise.com.br

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Mail-2-512